histórias selecionadas

não é um trem e sim um ônibus, porém ainda cheio de pernas brancas, pretas e amarelas. e rostos. com olhos cansados, bocejos e uns poucos meio-sorrisos sem alma. é essa a condição de ser adulto, dos frutos do trabalho: expedientes de antes do sol raiar até depois do sol se pôr, a sensação de estar superestimulado e subdescansado. e, do meu lado, mais próximo do que eu gostaria, está sentado um menino, meio magro, barba rala – um mais um, aparentemente – no máximo com seus dezenove anos de idade.

de início, não reparo. não há coisa que, depois de tanto cotidiano, nele se destaque. não é um menino feio, normal em sua camisa vermelha, calça jeans e all star. mas, como já dito, não me dou o trabalho (de me importar). veja bem, não há gota de cor no rotineiro. mas depois de um terço de viagem, os prédios passam e as pessoas ficam pra trás, pouco a pouco, com motos cortando asfalto por entre o engarrafamento. e a estafa também, um pouco, parece que se esvaece com o vento solto. e eu finalmente paro, respiro um pulmão cheio de gás carbônico, e relaxo.

e olho. reparo. o menino tem um livro aberto no colo, capítulo três página sessenta e oito, e lê entre as sacolejadas dos buracos. os olhos apertados, focados na fonte. não me atenho ao texto, mas finalmente me foco no seu rosto. relaxado, ele franze a testa e abre a boca. fecha.

ele começa a recitar o parágrafo mudo, a fala presa pela vergonha pública, mas lábios que se mexem com a palavra enrolada na ponta da língua. recita o silêncio, com toda a expressão e emoção de um auditório. lê tudo, com ênfase e pausas, o rosto de quem está satisfeito consigo mesmo. os diálogos se desenrolam na cabeça, transferem-se sem permissão para a boca, e ele sente, em paz, as cadeias de palavras, todas as suas vírgulas e vozes.

e foi a coisa mais bonita que vi faz tempo.

Advertisements

One Response to “histórias selecionadas”

  1. Licia Says:

    Emocionante. Lindo texto.

    Like

now, your turn!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s