ninguém pode parar

me encontrei andando sem rumo, por ali por aqui pela tijuca, aquelas ruas secundárias onde os trabalhadores descansam à sombra das árvores, as calçadas cheias de amêndoas. eram onze horas da manhã sem tirar nem por, as parecia bem mais. o sol anunciava o meio-dia quente, e o mormaço acachapava minha mente sem dó. estava quente, e com AQUELE mormaço. ai, aquela barreira de ar quente me rodeando, fazendo suar.

mas ainda assim era um dia bonito, depois de tanta alergia e cachecóis, engordativos chocolates-quente com amigos. eu tinha calor, eu tinha luz. eu estava particularmente grata de sentir o sol, mesmo que já com ponta de arrependimento.

porém, andei mais praqui pra perto de casa, visto que havia andarilhado já o dia inteiro. cheguei na rua principal e olhei pra dentro do rio negro, – coitado – poluído. lá no fundo, no fim do horizonte da visão, uma linda garça, branquinha, equilibrando-se naquelas perninhas finas.

ai, que bonita. que sensação de paz. eu suspirei até. porém, só por um momento! suspiro curto que foi, paz momentânea. no mesmo instante que a garça levanta vôo, abre suas mágicas e longas asas, passa um felino morto, boiando no mesmo rio. coitado, sem direito a descansar em paz. se um dia foi amado, hoje não é mais: depois de sua morte foi esquecido e jogado fora, como uma sacola de restos.

terá de ficar inquieto em sua pós-vida, vagando pelas correntezas mórbidas dessa água grossa e preta, enquanto seus carbonos orgânicos permitirem. decompondo, duro e inchado entre os escombros inescrupulosos do lixo doméstico.

assim, ao mesmo tempo, observei o vôo da garça e a frieza da morte, a limpeza branca e a sujeira negra. porém, o sinal abriu e eu continuei minha caminhada. parei de filosofar porque isso era coisa de Clarice Linspector e, cá entre nós, acho ela chata pra caralho.

***

texto recauchutado do blog antigo, re-escrito e re-estragado.

now, your turn!

