para além dos barcos

ele queria que eu fosse terra. implorava, choroso, esbravejava, parado ali de pé no porto, batendo o pé nas tábuas precárias que formavam o chão. infelizmente, eu não podia ser terra, jamais. só de estar ali, escutando o barulho das ondas, o canto das sereias – o som do mar – me chamava, e eu só desejava partir. e ele segurava minha mão, como âncora, me mantinha ali contra a minha vontade. às vezes me chacoalhava pelos ombros, secando as lágrimas. dizia:

“tens que ficar em terra, aqui, iniciar uma vida!”

e eu só podia responder que não podia ficar, e não queria, que a água salgada me permeava o corpo, a necessidade de partir corria nas veias. era algo além da minha escolha, era biológico, era espiritual.

“deixa de ser errante. é necessário ancorar! isso é fogo da juventude, não seja imatura! cresce! fica aqui. comigo.”

não posso, não devo. meu coração está no além mar, enterrado fundo. meu espírito está em cada porto: já estive em todo o mundo e não posso pertencer a lugar ou pessoa alguma. minha vida – coleção de milhas navegadas – é o mar e só isso pode ser.

veja bem, meu bem. nasci doce, mas tenho que seguir meu curso. meu senhor, sou água: indomada e imcompreensível. minhas profundezas tem mistérios, e tesouros, mas são perigosos e profundos demais para pertencer a alguém. ‘my heart, dear sir, my life – i’m a sailor – it’s a no man’s land.’

“então eu te acompanho. vou contigo.”

não podes, não deves. não virás. não afundarás comigo os barcos. você é terra, teus pés jamais serão espuma do mar… não conseguirás, como desejas, me segurar entre os dedos. eu sou fluido, meu senhor – não é possível me prender ou possuir. acho que, para ter-me consigo, só em mim se afogando.

(porém eu não desejo ser, jamais, a água em teus pulmões)

now, your turn!

